quinta-feira, 31 de março de 2016

Tipos de Sal




                                            Tipos de Sal

*Sal Refinado: Apesar de ser um dos mais consumidos no mundo, é o que possui menos nutrientes, por ser resultado do processo químico do refinamento. De acordo com as lei brasileiras, o sal refinado (ou de cozinha) deve conter iodo para prevenir o bócio (crescimento anormal da glândula tireoide). Pelo alto teor de sódio em sua composição, o ideal é consumir no máximo 2 gramas por dia.

*Sal Grosso: Produto não refinado, apresentando na forma que sai da salina. Em culinária, é usado em churrasco, assados e peixes curtidos. Deve ser consumido com parcimônia, pois o consumo exagerado trará os males já citados.

*Sal Marinho: Muito usado na alimentação funcional, o sal marinho contém naturalmente cálcio, magnésio e outros minerais, como resultado de não ter passado pelo processo de refinamento.

*Sal Light: Indicado para hipertensos, a versão light tem 50% menos sódio que o sal de cozinha, porém não é recomendado para quem tem problemas renais, porque contém potássio. Com um sabor mais suave, deve-se ficar atento para não salgar demais a comida e anular o benefício de possuir menos sódio.

*Flor de Sal: Produto dos primeiros cristais de sal que se formam e permanecem na superfície das salinas, criando uma finíssima película. É composto por ferro, zinco, magnésio, iodo, flúor, sódio, cálcio, potássio e cobre e não sofre nenhum processo de refinação. Seus grãos são transparentes e têm uma textura crocante, o que justifica seu uso na gastronomia.

*Sal Rosa do Himalaia: Considerado um dos sais mais puros do mundo, esse sal de coloração rosada é colhido em depósitos milenares de sal na cadeia montanhosa do Himalaia. Rico em minerais como magnésio e cobre, sua composição tem pouca concentração de sódio, o que garante outras propriedades além do sabor salgado.

*Sal Havaiano: De cor avermelhada, resultante de dióxido  de ferro, esse sal é composto pela argila alaeca. A quantidade de sódio é praticamente a mesma do sal comum, porém tem um sabor suave.

*Sal Negro: De origem indiana, é recolhido em regiões vulcânicas e utilizado em tratamentos de medicina aiurvédica. A quantidade de enxofre, mineral comum nessas áreas, resulta em uma coloração acinzentada e ao mesmo tempo rosada. Tem pouco sódio e seu consumo é recomendado a hipertensos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corridinha básica.