terça-feira, 15 de março de 2016

Fica a Dica - Alimentos Antiestresse que não podem faltar na cozinha!!!

Clínica Catarina Stocco


             Alimentos  Antiestresse que não podem faltar na cozinha

*Aipo: recomendo quatro talos ao dia. Ele reduz a liberação dos hormônios do estresse que promovem o estreitamento dos vasos. Contém niacina, um nutriente que acalma. Consumir um talo antes de dormir melhora o sono.

*Alho: ajuda na eliminação de toxinas melhorando o fluxo de hormônios e o humor, aliviando o estresse. Tem atividade antibiótica, antifúngica, antiviral e provoca melhora da pressão arterial e queda no nível do colesterol.

*Gengibre: facilita a digestão, aumentando a absorção de nutriente. Utilizam-no em forma de chá ou acrescente um pouco aos shakes que compõem o plano de casais.

*Chás de ervas e frutas: nutrem  os sistemas nervoso e glandular. Exemplos: camomila, erva-cidreira, ginseng, alcaçuz, valeriana e maracujá.

*Arroz e grãos integrais: auxiliam na síntese de serotonina, melhorando o humor e aliviando o estresse.

*Sementes de girassol: ricas em vitaminas do complexo B, zinco e potássio. Repõem os nutrientes perdidos com o estresse.

*Repolho: rico em vitaminas antioxidantes (A, C, E, betacaroteno e selênio), que combatem os radicais livres gerados pelo estresse e ajudam na produção da serotonina, melhorando o humor.

*Amêndoas: ricas em magnésio, que ajuda no funcionamento da glândula responsável por lidar com o estresse. Baixos níveis do mineral provocam tensão nervosa, ansiedade, irritabilidade e insônia. Deixem-nas de molho na véspera de comê-las para facilitar a digestão.

*Pepino: tonifica o fígado favorecendo a circulação de hormônios, melhora o humor e combate o estresse. Acrescentem-no aos sucos, junto com o aipo.

*Sementes de gergelim: ricas em zinco, importante para a produção de serotonina. A falta desse mineral causa aumento da tensão.

*Frutas ricas em antioxidantes: contêm importantes nutrientes para fortalecer o sistema imunológico. Frutas vermelhas, maçã e pêssego são bons exemplos.


*Farelo de aveia: ríco em fibras solúveis que controlam o índice de açúcar no sangue, melhora a concentração e alivia dores de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corridinha básica.