quinta-feira, 30 de junho de 2016

Benefícios do Palmito – Para que serve e propriedades.


Benefícios do Palmito – Para que serve e propriedades

Veremos a seguir para que serve o palmito exatamente, explorando suas principais propriedades para saúde e boa forma.

1- Fortalece o sistema imunológico

Manter o corpo saudável e forte perante as adversidades externas é a forma mais simples de evitar consequências ao organismo. Os benefícios do palmito podem ser convenientes para essa proteção, pois o alimento retirado do interior da palmeira pode fornecer vitamina C, que age como importante fonte preventiva contra gripes, resfriados e até infecções de graus superiores.

2- Ajuda na recuperação de feridas

A suplementação de minerais é tão importante quanto o fornecimento de vitaminas, pois são os nutrientes que mantêm o corpo em funcionamento equilibrado. O que poucas pessoas sabem, é que o palmito é rico em Zinco, mineral potencializador com propriedades curativas. O mineral pode ser muito útil para auxiliar no tempo de recuperação desde feridas simples até feridas mais profundas.
 4- Ajuda o sistema digestório
Muitas pessoas sentem desconfortos causados por inchaços e retenção de líquidos. O palmito possui fibras dietéticas, nutriente importante para a saúde digestiva, pois todos os alimentos são ingeridos e digeridos da forma adequada, preservando a absorção de nutrientes, sendo eliminadas as substancias prejudiciais à saúde. Com a eliminação regular de toxinas, é possível reduzir a possibilidade de ocorrência de hemorroidas, por isso, os benefícios do palmito e a porção significativa de fibras dietéticas podem reduzir inúmeras consequências comuns que prejudicam o bom funcionamento do sistema digestório.
5- Contribui com o desempenho esportivo
A riboflavina contida no palmito é responsável pelos benefícios q favorecem a composição sanguínea. Ela é funcional para a produção de células vermelhas, induzindo ao fortalecimento do organismo, contribuindo com o bem estar, prevenindo consequências do envelhecimento, melhorando o desempenho nos treinos, o que induz aos benefícios que levam à melhor construção de músculos e também perda de peso, já que a qualidade dos treinos será superior. O fortalecimento do corpo também pode ser justificado pela porção de vitamina C que o palmito pode oferecer. Ela é muito conveniente para a otimização do desempenho físico, e o melhor, ainda induz à uma melhor absorção de Ferro, mineral fundamental para bons resultados.
6- Controle de peso
O palmito pode ser facilmente encontrado em receitas de saladas, e sua presença pode ser justificada por diversos fatores, mas o baixo valor calórico é um dos mais convincentes. Preocupando-se em queimar mais calorias e consumir menos, os benefícios do palmito podem ser convenientes para a perda de peso, pois ele contém fibras dietéticas, as quais auxiliam no processo da digestão dos alimentos, controlando o tempo de absorção de nutrientes necessários para o corpo, preservando a saciedade até a próxima refeição.
7- Apoio para fertilidade
Mulheres que desejam impulsionar a fertilidade podem depositar esperanças no palmito, pois ele pode contribuir como fonte de ácido fólico. Uma porção pode oferecer até 400 mg de ácido fólico sintético, o que pode ser reconhecido como um suplemento importante para o desenvolvimento fetal.
8- Ajuda na prevenção e tratamento de diabetes
A porção de palmitos pode possuir até 3,5 gramas de fibras, e sua contribuição também se estende ao efeito preventivo contra diabetes. Como é recomendado para diabéticos evitar alimentos muito calóricos e que elevam o índice glicêmico, não sendo pertencente a essas categorias, o palmito pode ser uma opção para inovar no cardápio destes que convivem com limitação na hora de se alimentar.
9- Ajuda contra doenças cardíacas
O Potássio é um mineral importante para a saúde do coração. A porção deste mineral que está contida no palmito pode auxiliar no controle da pressão arterial, além de ajustar a frequência de batimentos cardíacos.
10- Contribui com os músculos

Para aqueles que desejam otimizar a síntese de proteínas é interessante saber que o palmito é fonte de Zinco, mineral importante e que pode ajudar no metabolismo de proteínas, nutriente fundamental para a nutrição dos músculos. As proteínas, tanto contidas em alimentos, quanto em suplementos alimentares são fundamentais para o anabolismo, e o palmito pode ser um impulsionador proteico, já que também pode oferecer 1,8 gramas de proteínas.

Catarina Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799
#Nutrição #Saúde #Alimentação #Balanceada

Torta de palmito Fit.


Torta de palmito Fit
Massa:
1 xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
4 colheres (sopa) de azeite extravirgem de oliva
100 gramas de tahine ou de creme de inhame
1 colher (chá) de sal
Meia colher (chá) de bicarbonato de sódio
Recheio:
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
1 tomate sem pele e sem sementes picado
Meia xícara de ervilhas
1 vidro de palmito
Meia xícara de azeitona verde picada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara de leite de gergelim
2 colheres (sopa) de salsa picada
Modo de preparo:
Para fazer a massa:
Em um recipiente, misture bem os todos ingredientes.
Cubra com plástico-filme e leve à geladeira por 20 minutos.
Para fazer o recheio:
Leve ao fogo o azeite e refogue a cebola e o tomate.
Acrescente a ervilha, o palmito cortado em cubos e a azeitona.
Refogue tudo por cinco minutos.
Dissolva a farinha de trigo no leite de gergelim e acrescente ao refogado, mexendo bem.
Por último, adicione a salsa.
Espere a mistura esfriar para montar.
Para montar a torta de palmito fit:
Forre uma forma de aro removível de 25 cm de diâmetro com a massa.
Coloque o recheio no interior da forma.

Leve ao forno em temperatura média por 20 minutos ou até dourar.

Bom dia!!!


quarta-feira, 29 de junho de 2016

Comer nos intervalos é muito importante para não chegar nas grandes refeições com fome!!!

Comer nos intervalos é muito importante para não chegar nas grandes refeições com fome!!!

Catarina Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799

Bolo de Tapioca sem glúten e sem lactose. É uma delícia! Combina super bem com a época das festas juninas e julinas…


Bolo de Tapioca sem glúten e sem lactoseÉ uma delícia! Combina super bem com a época das festas juninas e julinas…

 Ingredientes:500 gr farinha de tapioca granulada500 ml leite de coco500 ml leite vegetal de arroz ou de soja150 gr coco ralado sem açúcar
1 e 1/2 xícara açúcar mascavo1 pitada sal2 colheres de sopa margarina sem leite4  ovos

   Modo de preparo:  Numa tigela grande coloque os leites e a tapioca. Mexa e deixe de molho por cerca de 40 min.  Depois acrescente todos os outros ingredientes e mexa com a mão (com a colher você não vai conseguir!!). Amasse e      misture bem.  Pré-aqueça o forno, coloque a massa num refratário de vidro untado e polvilhe canela em pó por cima. Leve pra assar,    por + - 55 min.

Bom dia!!!


terça-feira, 28 de junho de 2016

Benefícios da Abóbora: Um alimento que emagrece, rejuvenesce, evita doenças e fortalece o sistema imunológico!!!


Benefícios da Abóbora: Um alimento que emagrece, rejuvenesce, evita doenças e fortalece o sistema imunológico!!!

Faça um pedido que parece impossível: comer algo gostoso, que vai bem em vários pratos, e não engorda. A abóbora atende seu desejo! Ela é tão pouco calórica que 100 g da polpa cozida têm apenas 20 calorias. Além disso, o fruto da aboboreira - conhecido também como jerimum no Norte e no Nordeste - é muito saudável.

Rico em minerais e vitaminas, tem betacaroteno, que diminui o risco de câncer, derrame, catarata e doenças cardíacas. As fibras e a água ajudam a eliminar gorduras e a regular o intestino, enquanto as sementes são fonte de ferro, zinco, fósforo, potássio e magnésio.

Ah! A vitamina B3 estimula a formação do colágeno e revigora a pele. Além disso, da abóbora, tudo se aproveita! Confira como cada pedacinho do vegetal pode ser utilizado na culinária,

A abóbora em detalhes

Conheça cada parte do fruto e como prepará-lo em pratos deliciosos e nutritivos.

Polpa da abóbora: dá sabor a pratos doces e salgados, como sopas, compotas e quibebes. A combinação com carne-seca é de dar água na boca. Você pode usá-la também em massas e panquecas.

Flores da abóbora: Refogadas e à milanesa, até elas são comestíveis! Experimente adicioná-las à omelete. O gostinho das flores faz toda a diferença.

Brotos da abóbora: Chamados de cambuquira incrementam os ensopados e são servidos como acompanhamento de vários pratos assados.

Casca da abóbora: Cozida, empresta um gostinho especial ao arroz, à farofa e à carne moída.

Sementes da abóbora: Basta torrá-las por cerca de 12 minutos para que elas se transformem num saudável aperitivo.

Sementes esmiuçadas em benefício de sua saúde!

Saiba mais sobre as sementes da abóbora e o que podem fazer por seu organismo.

1)Ajuda a emagrecer, fortalecer o sistema imunológico e controlar a hipertensão

Você sabia que as sementes de abóbora estão entre os alimentos com maior teor de fibras? Por isso, esse alimento ajuda no funcionamento do intestino e no emagrecimento. Além disso, elas são riquíssimas em vitaminas E, A e do complexo B.

E os benefícios não param por aí. “O consumo de semente de abóbora ajuda a fortalecer o sistema imunológico, uma vez que é fonte de zinco, mineral necessário para as células de defesa do organismo”, afirma Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde. “Outro mineral presente é o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial”, complementa a especialista.

2) Sacia e tem ação calmante

As sementes de abóbora fazem parte do grupo de alimentos que os especialistas chamam de “Prozac natural”. Isso porque elas são excelentes fontes do aminoácido chamado triptofano, que ajuda a melhorar o humor. Além disso, uma porção desse alimento – ideal para o lanchinho da tarde – tem 150 mg de magnésio, nutriente que protege o sistema imunológico e fortalece os músculos.

3) Dá energia para malhar

Você torceria o nariz se ouvisse falar em uma receita de mingau de semente de abóbora? E se soubesse que esse prato tem um alto teor de zinco e é fonte de energia graças à presença do ferro, o que garante disposição para realizar os exercícios para emagrecer?

O melhor de tudo é que essa receita simples e fácil de preparar também beneficia a pele e o sistema nervoso devido a sua dose de Ômega 3, além de combater problemas cardiovasculares e a deficiência imunológica. Mudou de ideia? Então anote aí!

Mingau de sementes de abóbora

Moa uma xícara e meia de sementes de abóbora, depois adicione duas xícaras de leite desnatado e misture até obter a consistência de um mingau. Se estiver muito grosso, acrescente mais uma xícara de leite. Transfira para a panela e deixe ferver. Adicione sal a gosto e sirva. Leve, esse mingau pode substituir o jantar, garantindo energia de sobra para o dia seguinte.

4) Combate os radicais livres

Saborosa, a abóbora é um conhecido alimento funcional que, além de nutrir, ainda melhorar o funcionamento do organismo. Ela contém carotenóides, substâncias que reduzem os efeitos dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além de ter sementes que rendem um delicioso petisco, a abóbora ainda é fonte de vitamina C, E e A, assim como de enzimas que ajudam a hidratar a pele.

Catarina Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799
#Nutrição #Saúde #Alimentação #Balanceada


Cookies de abóbora sem glúten e sem lactose.


COOKIES DE ABÓBORA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE
Ingredientes:
§  1 x de abóbora cozida
§  1 ovo
§  1/2 c de chá de erva doce
§  1 c de chá de pimenta síria
§  1 c de chá de canela em pó
§  1/2 c de chá de noz moscada ralada na hora (opcional)
§  Pitada de sal
§  1 x de açúcar mascavo
§  1/2 x de óleo de coco
§  1 x de polvilho doce
§  Aproximadamente 3 x de farinha de arroz integral
§  1/2 c de chá rasa de bicarbonato de sódio
§  1 c de chá de fermento em pó
§  1/2 c de chá de goma xantana.

Modo de preparo:
§  Retire as sementes dispensando-as.
§  Faça furos por toda superfície interna da abóbora utilizando um garfo, isto vai auxiliar na cocção da abóbora.
§  Leve ao micro-ondas sobre um prato com a cavidade virada para baixo de 10 a 15 minutos, coloque primeiro 10 minutos e se necessário coloque mais 5 para completa cocção.
§  Com um garfo raspe a cavidade interna da abóbora e meça até completar uma xícara. Coloque-a em uma bacia e espalhe para que esfrie mais rápido.
§  Somente quando estiver frio adicione o ovo e mexa até incorporar bem.
§  Adicione erva doce, a pimenta síria, a canela em pó, a noz moscada e uma pitada de sal. Mexa bem até incorporar na massa.
§  Adicione o açúcar mascavo, novamente mexa bem e depois de incorporar o açúcar na massa.
§  Coloque o óleo de coco e mexa até que o óleo se misture aos demais ingredientes.
§  Adicione o polvilho doce e mexa bem com o fuet. Se você preferir você pode iniciar a receita na batedeira e quando ela não conseguir mais bater pode terminar a massa na mão.
§  Nesta etapa você precisa de um pouco de paciência, comece adicionando 1 xícara de farinha de arroz integral e vá mexendo até que ela fique incorporada a massa, e vá colocando mais farinha de arroz até que seja possível trabalhar a massa com as mãos.
§  Quando você sentir que a massa não está mais tão grudenta trabalhe a massa com as mãos até ela começar a desgrudar, não precisa ficar muito seca, somente até o ponto onde já seja possível fazer bolinhas.
§  Unte uma forma com papel manteiga e depois finalize a massa com o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e goma xantana. Mexa bem até distribuir os ingredientes finais dentro da massa.
§  Faça bolinhas pequenas e disponha sobre o papel manteiga deixando um espaço entre elas. Estes cookies não crescem muito e nem espalham demais pela forma, mas você ainda vai achatar as bolinhas com um garfo, então não grude muito as bolinhas umas nas outras.
§  Aperte gentilmente a bolinha com o garfo nos dois sentidos, assim você deixa seu cookie mais fino e também com um acabamento mais bonito, faça isso em todas as bolinhas.
§  Depois é só levar para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 45 minutos ou até que a parte inferior esteja levemente marrom.

§  Deixe seus cookies de abóbora esfriarem por completo antes de provar e somente depois de estarem completamente frios armazene-os em um vidro limpo e bem fechado, assim eles mantém a crocância por mais tempo.

Catarina Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799
#Nutrição #Saúde #Alimentação #Balanceada

Bom dia e Feliz terça-feira!!!


segunda-feira, 27 de junho de 2016

Novidade na Clinica Catarina Stocco. Exame de Mapeamento Genético.



Exame de Mapeamento Genético.

Tudo começa com a coleta do material genético que será enviado para o exame. O material vai ser retirado da saliva em nossa clinica e em seguida enviado para a análise. Alguns marcadores genéticos associados com a nutrição (como obesidade, diabetes e intolerâncias
alimentares serão analisados.) O resultado fica pronto em aproximadamente de 30 dias.

O laudo apresenta os genes avaliados em cada perfil, as características genéticas do paciente, bem como a descrição de cada gene. De acordo com os resultados de cada perfil, é feita uma interpretação dos riscos e são apresentadas sugestões nutricionais para que possa adotar um plano alimentar de acordo com os resultados genéticos.

Vantagens da dieta do DNA

Recomendações personalizadas: as dietas comuns são baseadas em recomendações gerais de nutrição para toda uma população, no entanto nem sempre as pessoas respondem a essas recomendações da mesma forma. 
A análise da dieta do DNA permite detectar alimentos e nutrientes importantes para cada perfil.

Vai além da alimentação: alguns genes analisados verificam outras características do paciente relacionadas à perda de peso. Por exemplo, há um gene que mostra se a pessoa possui fibras musculares rápidas, lentas ou mistas, e isso influencia em como ela responde a cada tipo de exercício físico, possibilitando uma recomendação personalizada de treino.

Não serve só para emagrecer: a dieta do DNA pode trazer estratégias para ajudar pessoas que tem dificuldade em ganhar peso, pois analisa o metabolismo como um todo, podendo trazer pistas de por que o ganho de peso está sendo dificultado.

Mais informações sobre o paciente: por mais que a análise do DNA mostre mais tendências do que fatos sobre o paciente, ela pode dar novas informações ao nutricionista que interpretar o exame. 
Por exemplo, existe a análise de um gene que muda a sensação de saciedade do paciente, fazendo com que ele demore mais para se sentir satisfeito.



Maiores informações e agendamentos:  41 3285 3449

#emagreçacomendo  #nutriçaofuncional  #qualidadedevida


Dica do dia: Que tal fazer essa receitinha de granola caseira deliciosa!!!


Dica do dia: Que tal fazer essa receitinha de granola caseira deliciosa!!!
2/3 de xícara de chá de mel
1 1/2 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de aveia em flocos finos
1 xícara de aveia em flocos grossos
1 xícara de amaranto
1 xícara de quinoa
1 xícara de nozes trituradas
1 xícara de uva passa
1/2 xícara de linhaça
1/2 xícara de flocos de arroz
1/2 xícara de farelo de trigo
1/2 xícara de semente de girassol
Misture todos os ingredientes;
Coloque em uma travessa untada com óleo de coco;
Leve a um forno pre aquecido a 180 graus por 25 minutos.

Bom Apetite!!!

Catarina Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799
#Nutrição #Saúde #Alimentação #Balanceada

Bom dia e Feliz semana!!!


Bom dia e Feliz semana!!!

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Bolo de milho verde – sem lactose e sem glúten.


Bolo de milho verde – sem lactose e sem glúten
Ingredientes:
2 xícara de leite sem lactose
2 ovos
2 colheres de manteiga ghee
1 xícara de açúcar mascavo
1 lata de milho verde
1 xícara de coco ralado
1 xícara de fubá
1 colher de fermento.
Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador e colocar numa forma untada e assar por 45 minutos.

Boas Festas Juninas pra Você!!!


Nesse final de semana muita gente vai se divertir nas festas juninas, mas isso não significa que temos que comer todas as guloseimas que a festa oferece e também não significa deixar de comemorar caso tenha iniciado um programa de reeducação alimentar!!!!.
E não esqueçam de aproveitarem a festa dançando muito e pulando fogueiras!!!!

Chá de maça e canela.


Chá de maça e canela
Ingredientes:
1 litro de água
4 pauzinhos de canela
Fatia superfinas de 3 maçãs
1 pedaço de 4 cm de gengibre
Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes e leve ao fogo.
Deixe ferver por cerca de 5 a 10 minutos.
Desligue e coe.

Espere amornar e tome.
Catarina Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799
#Nutrição #Saúde #Alimentação #Balanceada

Bom dia!!!

Bom dia!!!

Catarina Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799
#Nutrição #Saúde #Alimentação #Balanceada

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Pão de tapioca!!!


Pão de tapioca

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de leite sem lactose ou leite vegetal
1 quarto de xícara (chá) de azeite de oliva ou de óleo de coco 
1 xícara e meia (chá) de farinha de tapioca granulada
2 ovos
Sal a gosto
Meia xícara de queijo sem lactose ralado

1 xícara e meia (chá) de polvilho doce

Modo de preparo:

Ferva o leite e o óleo na mesma panela.
Em uma vasilha, ponha a farinha de tapioca e despeje, sobre ela, o leite com óleo ainda quente.
Misture bem com uma colher de pau e espere hidratar e esfriar.
Bata os ovos.
Pouco a pouco e mexendo sempre, vá adicionando os ovos batidos à farinha de tapioca hidratada.
Acrescente o queijo sem lactose.
Coloque o sal e, por último, o polvilho doce.
Com as mãos levemente untadas com azeite ou óleo de coco, amasse bem a massa até que ela fique homogênea.
Coloque a massa numa fôrma (pode ser de pão, de vidro ou mesmo de anel) untada com óleo e um pouco de polvilho doce e leve ao forno preaquecido a 180 graus.
Asse por 45 minutos ou até começar a dourar.

Catarina Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799
#Nutrição #Saúde #Alimentação #Balanceada

Corridinha básica.