quinta-feira, 16 de junho de 2016

É possível treinar o Cérebro para preferir alimentos mais Saudáveis???


É possível treinar o Cérebro para preferir alimentos mais Saudáveis???
Quem é meu paciente sempre ouve que o cérebro pode ser treinado para um novo hábito e isto leva em média 66 dias de acordo com a neurociência.
Neste período é necessário foco e treinamento. Não é pensamento de dieta que tem data para término. Prefiro pensar que é uma fase intensiva de treinamento cerebral! Até que finalmente um novo hábito seja formado! Pense nisto!
Um novo estudo, da Universidade Tufts nos EUA aponta que, pode ser possível treinar o cérebro a preferir alimentos saudáveis de baixa caloria a alimentos não saudáveis com muitas calorias.
“Nós não nascemos amando batatas fritas e odiando vegetais, por exemplo”. “Este condicionamento acontece ao longo do tempo. Os cientistas já suspeitavam que, uma vez que a dependência alimentar é estabelecida, eles podem ser difíceis ou impossíveis de reverter, sujeitando as pessoas a ganharem peso através de uma vida inteira de compulsões alimentares pouco saudáveis.
Para descobrir se o cérebro podia ser treinado novamente, estudaram o sistema de recompensa em um grupo de homens e mulheres com sobrepeso ou obesos.
Parte deles participou de um programa de perda de peso (grupo de controle), e a outra parte não participou. Os que participaram do programa de perda de peso, as varreduras do cérebro revelaram alterações em áreas do centro da recompensa associada ao aprendizado e dependência.
Depois de seis meses, essa área aumentou a sensibilidade para alimentos saudáveis, de baixas calorias, o que indica um aumento da recompensa e prazer relacionados a hábitos alimentares mais saudáveis. A área também mostrou diminuição da sensibilidade aos alimentos não saudáveis e com muitas calorias.
Desta forma, constatou-se que o cérebro pode ser treinado à preferir alimentos mais saudáveis, fazendo com que o emagrecimento seja uma consequência de HÁBITOS saudáveis não forçados, mas naturais.
Desta forma, se treinarmos o nosso cérebro, e educá-lo é possível condicioná-lo à preferir alimentos mais saudáveis.

E você? Deseja treinar o seu????

#catarinastocco #nutricaoconsciente #treineseucerebro
Catarina Stocco
Nutricionista
41-3285-3449 / 3285-5799

#Nutrição #Saúde #Alimentação #Balanceada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corridinha básica.