A banana é uma das frutas mais consumidas pelo brasileiro. Hoje o Universo Jatobá traz os benefícios e o modo de preparo da biomassa de banana verde, já ouviu falar? O pedido veio pela leitora Irene Martins. Entre outros benefícios, a biomassa aumenta a sensação de saciedade, o que ajuda e muito para quem quer emagrecer.
Quando a banana está verde, ela mantém um nutriente chamado inulina, que é a responsável pelo aumento da produção dos lactobacilos, um tipo de bactéria que ajuda a regular a flora intestinal. Além disso, a banana verde conta com alta concentração de frutose, sacarose, amido, glicose, além das vitaminas A, B1, B2, fósforo, magnésio, potássio e sódio.
A vitamina A é antioxidante e colabora com o bom funcionamento do sistema imunológico; a vitamina B1 é responsável pelo funcionamento dos sistemas nervoso e cardiovascular; a B2 acelera a cicatrização e fortalece os cabelos, peles e unhas; já o fósforo é importante para a formação óssea; o potássio regula o teor de água nas células; o magnésio auxilia na contração dos músculos; e o sódio, que é ruim em excesso, mas que, se falta, pode trazer anorexia, tonturas, dores de cabeça, dificuldade de memorização e fraqueza.
Tomando duas colheres de sopa de biomassa de banana verde por dia, é possível garantir todas essas propriedades.
Confira o modo de preparo:
- Separe as bananas e lave-as bem. É importante que elas estejam completamente verdes.
- Coloque-as com casca em uma panela de pressão e cubra com água fervente. Mantenha por 8 minutos, desligue o fogo e aí deixe que a pressão se encarregue do cozimento por mais ou menos 12 minutos. Espere o vapor da panela escapar sem forçar o processo.
- Mantenha as bananas na água quente e vá tirando a casca. Bata a polpa que vai ser utilizada ainda quente no liquidificador. Se não usar na hora, guarde em um vidro e congele por até 4 meses. Lembre-se que ela precisará passar pelo liquidificador antes de ser utilizada.
Você pode tomar a biomassa pura, misturá-la em sucos e iogurtes ou na preparação de bolos e tortas.
E aí, o que achou da dica? Mande a sua mensagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário