quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Estados Meditativos


Yoga Sutras de Patanjali - Nota de Conhecimento 14

"Vitarka vicharanandasmitaroopanugamatsampragnataha"


'No estado de atenção consciente ou sampragnata samadhi, uma lógica especial é acompanhada pela vivência da meditação na qual todas as experiências e pensamentos existem, acompanhados de bem-aventurança e da experiência do apenas 'Eu sou'."
- Yoga Sutra de Patanjali #17

Qual o objetivo deste sadhana?


Tarka quer dizer lógica. Kutarka quer dizer lógica mal-intencionada, onde a intenção não está correta. A lógica é aplicada aqui com o único objetivo de encontrar o erro. Uma pessoa sabe lá no fundo que isso não está certo. Isso é chamado kutarka. Vitarka é onde sua mente tem uma lógica especial para seguir no mundo e para perceber a verdade. Agora, esse conhecimento do yoga sutras que nós estamos discutindo é vitarka ou lógica especial. O que está acontecendo? Logicamente, você entende esse conhecimento. Mesmo lendo ou falando sobre isso tem um certo efeito na nossa consciência. Isso eleva a sua consciência. Isso ésamadhi. Sam quer dizer sereno; Dhi é o intelecto ou essa faculdade da consciência que lhe sustenta. Agora nós estamos em um estado de samadhi porque nós estamos falando sobre o Ser com uma lógica definida.

Quatro tipos de estado meditativo ou samadhi


A lógica pode sempre mudar. Mas vitarka é a lógica que não pode ser condenada, que não pode ser revertida. Por exemplo, se alguém (que você não está conectado emocionalmente) está morto e você está lá de pé, é óbvio e você sabe que a vida que estava ali não está mais. Isso é definitivo. Neste momento a sua consciência está em um estado diferente. Assim como, quando um filme acaba, há um sentimento "Está tudo acabado". Quando as pessoas saem de um filme ou teatro, elas saem com um particular estado da mente. Neste momento existe uma lógica definida na mente deles que é irrefutável e irreversível. Isso desperta na nossa consciência e faz ficar tão óbvio: "a vida é assim". Tudo está mudando e com certeza mudará, com certeza se dissolverá e desaparecerá. Isso é óbvio. Esse vitarka eleva a consciência de uma pessoa.
Para experimentar isso, a pessoa não precisa sentar com seus olhos fechados. Mesmo com os olhos abertos o sentimento do "Eu" (essa consciência é tudo o que é) pode ser experimentado.
Tudo é vazio. Tudo está em um estado de fluidez. Todo o mundo é apenas um campo de mecânica quântica. Toda a ciência é baseada em tarka ou lógica. Uma tarka irrefutável (disso) é física quântica. Isso é vitarka. Vitarkânugama samadhi é quando você está em um estado meditativo com uma lógica irrefutável do entendimento da criação.

Os quatro tipos de estados da mente:

1. Pensamentos que lhe perturbam.
2. Pensamentos que não lhe perturbam, mas simplesmente pairam ao redor da sua consciência e você está ciente disso. Você está em samadhi, você está em um estado de serenidade. Ao mesmo tempo existem pensamentos flutuando no ar. Isso é parte da meditação. Cheiros, vistas, visões, sabores e sons que aparecem como uma experiência durante a meditação é chamado vichârânugama samadhi. Esse é o segundo tipo de samadhi ou consciência. Um estado meditativo no qual você está com algumas experiências, pensamentos, idéias, sentimentos que passam rapidamente andando de lá para cá.

O terceiro tipo é anandânugama, o estado da bem-aventurança. Você já notou que depois de fazer o Sudarshan Kriya ou qualquer exercício de respiração você fica em um estado diferente? Quando você canta bhajans você fica em um estado diferente de samadhi. A mente ainda está elevada, a consciência ainda está elevada, e também está em êxtase. Samadhi em êxtase é anandânugama samâdhi. Esse também é um estado meditativo no qual você está em êxtase.


O quarto estado meditativo é asmitânugama samadhi. Esta é realmente a experiência profunda de meditação onde você não sabe de nada. Apenas a consciência de que "você é". Você apenas sabe que você é, mas você não sabe quem você é, onde você está. Nada mais é sabido. Apenas "Eu estou presente".  Apenas essa experiência é o quarto estado de samadhiou experiência meditativa.



Parabéns para nós.