quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Benefícios do Orégano – Para Que Serve e Propriedades.


Benefícios do Orégano – Para Que Serve e Propriedades
Pense em orégano e muito provavelmente o que virá à sua cabeça é o tempero espalhado sobre uma deliciosa pizza de mussarela. Apesar de ser mais conhecido por nós brasileiros na forma desidratada, o orégano também pode ser encontrado como folhas frescas e também como óleo, esse último utilizado até como cosmético. Mas você sabe para que serve o orégano?
O orégano seco carrega uma boa parte das propriedades do orégano in natura, mas a planta fresca e seu óleo concentram a maioria dos benefícios do orégano para boa forma e saúde. Tanto o orégano seco quanto as folhas frescas da erva possuem óleos voláteis com propriedades diuréticas, antibacterianas, expectorantes, antioxidantes, entre outras, como veremos logo mais.

Veja abaixo os  principais benefícios do orégano para boa forma e saúde. Descubra para que serve esse nosso tempero tão conhecido.

Ajuda a perder peso
Imaginar que o orégano emagrece pode parecer um pouco difícil quando estamos acostumados a associar o tempero a um prato tão calórico como a pizza, mas a verdade é que o óleo de orégano auxilia na perda de peso. Essa propriedade do orégano se deve à presença do carvacrol, o composto ativo do orégano que pode prevenir ganho de peso através da modulação de alguns genes e da redução da inflamação no tecido adiposo branco.
O óleo de orégano também pode ajudar a emagrecer de maneira indireta, reduzindo o apetite. Isso ocorre porque o óleo possui digestão mais lenta que os carboidratos e proteínas, retardando a absorção dos alimentos e prolongando a sensação de saciedade.
Vale lembrar ainda que as folhas frescas de orégano são ricas em fibras, que melhoram o funcionamento intestinal e também prolongam a sensação de saciedade.
Diminui dores musculares e inflamações.
O óleo de orégano pode ser um ótimo relaxante muscular quando aplicado diretamente sobre a pele. Misture uma parte de óleo de orégano com outra parte igual de azeite e aplique na área dolorida, massageando suavemente. Essa propriedade do óleo de orégano pode ser especialmente benéfica para quem pratica atividade física, pois ajuda a melhorar dores musculares e permite uma melhor recuperação pós-treino.
A mistura com o azeite também pode ser utilizada para tratar dores nas costas e distensões musculares leves.


Auxilia a digestão

Sobretudo na forma de óleo, um dos benefícios do orégano é estimular a secreção de bile pelo fígado. Entre outras funções, a bile facilita a digestão de gorduras, atuando como um detergente e permitindo a absorção de nutrientes.
O orégano também melhora a indigestão, a flatulência e a sensação de estufamento que pode ocorrer após as refeições.
É um excelente Antibactericida e Antifungicida.
Regula a menstruação
Além de diminuir as dores causadas pelas cólicas, o consumo regular de orégano também contribui para regular o ciclo menstrual e até mesmo prevenir a menopausa precoce.
Para melhorar as cólicas, a dica é mastigar algumas folhas frescas de orégano ao longo do dia ou então fazer um chá. Se não tiver orégano fresco, misture uma colher pequena de orégano a uma xícara de água e leve ao fogo, desligando assim que levantar fervura. Abafe por 3 minutos e tome antes de esfriar.
Tome o chá de três a quatro vezes por dia, sempre morno e preferencialmente sem açúcar ou adoçante.
Melhora a saúde do coração. O orégano possui boas quantidades de potássio, um importante nutriente para as células e líquidos corporais. O potássio ajuda a controlar a pressão arterial elevada e batimentos cardíacos acelerados causados pelo consumo excessivo de sódio, e por isso estes são outros benefícios do orégano.
Os antioxidantes e o ômega 3 presentes no orégano ajudam a diminuir inflamações e colaboram para a prevenção de doenças do coração.
Previne a gripe
Um dos maiores benefícios do orégano é a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico, auxiliando no combate a infecções virais como a gripe. Assim que começar a notar os sinais da infecção misture de 3 a 6 gotas de óleo de orégano com um pouco de água e tome antes das refeições. Repita o tratamento por pelo menos cinco dias.
É fonte de Antioxidantes.
Os principais compostos ativos do orégano atuam como poderosos antioxidantes – ou seja, combatem radicais livres e contribuem para a prevenção de diversas doenças e também atuam contra o envelhecimento precoce.
O ácido rosmarínico e o timol são dois desses potentes antioxidantes que tornam o orégano um agente com capacidade antioxidante 30 vezes maior que a maçã, 12 vezes maior que a laranja e 4 vezes maior que o mirtilo, esse último uma das frutas mais ricas em antioxidantes que temos à nossa disposição.

Atua na prevenção do câncer

Folhas frescas de orégano são ricas em fibras que auxiliam a bile a se ligar a toxinas e facilitar sua eliminação pelo intestino. Isso obriga o organismo a utilizar colesterol para produzir mais sais biliares, o que leva a uma redução dos níveis de colesterol e diminui o risco de câncer de cólon.
Já as propriedades do orégano anti-inflamatórias e antibacterianas permitem uma progressão mais lenta de certos tipos de câncer, como o de próstata e o de mama.

Controla os ataques de asma

Os benefícios do orégano para saúde não param por aí. O carvacrol, os terpenos e flavonóides do orégano podem atuar como agentes de purificação do pulmão, limpando o trato respiratório e os tubos branquiais. Isso significa um alívio durante um ataque de asma, que se caracteriza por dificultar a respiração.

Catarina Quirino Stocco – Nutricionista Funcional e Coach de Emagrecimento Definitivo
41-3285-3449 / 3285-5799 / 8725-0343




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corridinha básica.