terça-feira, 9 de agosto de 2016

Pão de aveia e maçã.


Pão de aveia e maçã
Ingredientes: 
1 xícara (chá) de aveia em flocos 
100 g de margarina 
meia xícara (chá) de mel 
1 colher (chá) de sal 
3 tabletes de fermento biológico (45 g) 
2 ovos 
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
Aproximadamente 3 maçãs em cubos pequenos 
1 colher (chá) de canela em pó 
1 ovo inteiro batido para pincelar 
Margarina para untarfarinha de trigo para polvilhar.

Modo de Preparo:
Ferva duas xícaras (chá) de água. Junte a Aveia, a manteiga, o mel e o sal. Deixe amornar e acrescente o fermento já dissolvido em meia xícara (chá) de água morna. Acrescente os ovos e a farinha de trigo, misturando bem. Coloque a massa em uma tigela untada com manteiga, cubra com filme plástico e deixe descansar em lugar aquecido até dobrar de volume. Sove a massa com a ponta dos dedos para remover o ar. 

Se necessário, coloque mais farinha, apenas para poder modelar os pães, pois a consistência da massa deve ser elástica e mole. À parte, misture as maçãs com a canela. 

Misture metade das maçãs à massa e reserve o restante. Divida a massa em duas partes e modele os pães em uma superfície bem enfarinhada. Coloque a massa em duas fôrmas de bolo inglês com 1 litro de capacidade (22 x 9 x 6 cm) untadas e enfarinhadas. Cubra e deixe os pães crescerem até dobrar de volume (cerca de 40 minutos). Faça um corte na superfície dos pães, no sentido do comprimento. Distribua as maçãs reservadas sobre os pães, afundando-as ligeiramente. Pincele com o ovo e asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos.

Dicas: 
- A aveia é rica em fibras solúveis, o betaglucano envolve a gordura como se fosse uma capa, dificultando sua absorção pelo intestino. Os diabéticos podem e devem consumir a aveia, pois ela auxilia o controle da glicemia. O trânsito intestinal também ganha com o consumo da aveia, mas vale lembrar que este efeito é potencializado com o consumo de água. 
- A maçã também é rica em fibras solúveis que auxiliam na diminuição do colesterol ruim LDL, além de proteger as cordas vocais, atuando com adstringente e tonificante, isso sem contar da faxina bucal, retirando restos de alimentos e estimulando a produção da saliva, conseqüentemente combatendo as bactérias causadoras do mau hálito. - Importante utilizar a margarina normal e não a light, caso prefira pode utilizar a manteiga sem sal. 
- Este pão pode ser feito com outras frutas, como duas bananas nanicas picadas ou pêras no lugar das maçãs. 

Catarina Quirino Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799

Creme de milho light. Pode ser usado como acompanhamento ou como sopa, é só acrescentar mais água e deixar líquida!

Creme de milho light. Pode ser usado como acompanhamento ou como sopa, é só acrescentar mais água e deixar líquida! Ingredientes: - 1...