terça-feira, 15 de novembro de 2016

O controle do corpo e mente pilates


O controle do corpo e da mente tem como suporte o pilates.

Pilates é um programa de exercícios para trabalhar corpo e mente.
O Pilates, com milhares de praticantes pelo mundo, foi inventado por um alemão chamado Joseph Hubertus Pilates. Ele queria ter controle de tudo o que fazia e até que inventou uma ciência para isso, a contrologia.
Simplificando: um programa de exercícios que trabalha corpo e mente ao mesmo tempo, mantendo os dois no mais perfeito equilibrio.
O contraditório disso tudo, é que a infância do inventor do “pilates” foi muito frágil. Ele era uma criança doente. Diz a história que Joseph Pilates não se conformava por ter de passar longos períodos sem se mexer e, ainda pequeno, ficou obcecado por superar seus limites físicos.
Ele fuçou os livros de anatomia que sua mãe lhe havia dado e começou a desenvolver, sozinho, modelos anatômicos de camas e aparelhos que permitissem que ele se exercitasse e, dessa forma, recuperasse a saúde. Funcionou
A ciência ganhou o mundo!
Os relatos sobre sua saúde chamaram a atenção da Scotland Yard, a polícia federal britânica, que, em 1912, o convidou para ministrar aulas de defesa pessoal aos seus detetives. Assim, quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, o alemão Joseph Pilates estava na Inglaterra e foi preso.
Para ele, porém, nada melhor do que um ambiente fechado com detentos e feridos para testar seus métodos. Joseph Pilates arrebanhou vários seguidores e começou a ensinar seu sistema de exercícios, que compreendia trabalho árduo de todo o corpo com o objetivo de desenvolver, ao mesmo tempo, força, flexibilidade e controle mental.
Em 1923, pegou um navio rumo aos Estados Unidos e, a bordo, conheceu Clara, com quem logo se casaria e fundaria um estúdio em Nova York: O primeiro Pilates Studio.
Foi um sucesso. Alunos famosos, como os dançarinos Martha Graham e George Balanchine, tornaram a contrologia conhecida e logo o próprio Pilates era famoso.
Alunos treinados por ele abriram filiais por todo o país e seus exercícios chegaram às estrelas de cinema.
Para imortalizar seu método, Pilates resolveu economizar palavras e esbanjar imagens. Tirou centenas de fotos de si mesmo ano a ano, mostrando seu corpo escultural em posições de extremo controle físico e mental.
Os dois únicos livros que publicou, cultuados como bíblias por seus seguidores, são recheados com centenas de fotografias em que ele demonstra os exercícios de sua técnica.
“Contrologia é a completa coordenação de corpo, mente e espírito. Ela desenvolve o corpo uniformemente, corrige a postura, ativa a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito, permitindo o domínio da mente Ssobre o controle completo do seu corpo”, afirma, em O Retorno à Vida.
Nessa época, Pilates chegou a ser diplomado pelo Instituto dos Inventores Americanos, uma vez que criou mais de 20 aparelhos para desenvolver, condicionar e treinar o corpo humano. Tudo ficou devidamente fotografado e documentado. Quando não fotografava a si próprio ou seus desenhos, Pilates gostava de usar uma modelo de demonstração: Romana Kryzanowska, sua ex-aluna. Considerada a sucessora do mestre vinha ao Brasil três vezes por ano para certificar novos professores.
Romana diz que Pilates também controlava seu corpo, sua mente, sua vida.
Um mero probleminha de saúde não seria capaz de levá-lo deste mundo. Somente algo que fugisse do seu controle: Joseph Pilates morreu aos 86 anos de idade, gozando de incrível forma física, vítima de queimaduras sofridas durante um incêndio em seu estúdio.

Como funciona o Pilates?

O método pode ser definido como um programa de condicionamento físico e mental no qual o praticante, com ou sem o auxílio de aparelhos, exercita força, flexibilidade e resistência.
O primeiro passo para qualquer um dos 500 exercícios desenvolvidos por Joseph Pilates é concentrar a atenção na casa de força, o nome que ele dá para um cinturão formado pela musculatura abdominal, os músculos lombares e os que envolvem a uretra, a bexiga e, no caso das mulheres, os genitais. É essa região que dá suporte ao corpo todo.
As posturas sugeridas são inspiradas nos animais e a respiração é integrada ao movimento.Para saber mais leia os livros: Sua Saúde, O Retorno à Vida Contrologia e Your Health: A Corrective System of Exercising that Revolutionizes the Entire Field of Physical Education, (Joseph Pilates e Judd Robbins)
Foto: Reproduções do livro The Joseph Para saber mais Livros Return to Life through Contrology, Joseph Pilates Your Health: A Corrective System of Exercising that Revolutionizes the Entire Field of Physical Education, Joseph Pilates e Judd Robbin

https://opoderdamente.com/o-controle-do-corpo-e-mente-pilates/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corridinha básica.