quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Neurociência e Coaching no Desenvolvimento das Habilidades Mentais


Como a mente funciona? A neurociência é a disciplina que pretende responder essa pergunta, que já foi explorada por diversos ramos da ciência, como psicologia, medicina, biologia e até filosofia. Ela estuda toda a estrutura neural para descobrir o que influencia nosso comportamento, pensamento e emoções.
Para conseguir responder a essa pergunta tão fundamental, os neurocientistas conduzem suas pesquisas investigando os elementos fisiológicos e anatômicos do cérebro e demais terminações nervosas que interagem com todo nosso corpo.
Essas estruturas são responsáveis por todas as atividades que realizamos, sejam elas voluntárias, como caminhar, sentar, comer; involuntárias, como piscar, espirrar, suar, salivar e até mesmo dos mecanismos de defesas do nosso corpo. Um exemplo pode ser observado quando um cisco entra em nossos olhos, lacrimejamos até que o corpo estranho saia dos olhos, ou quando engasgamos e automaticamente começamos a tossir para expelir o que está preso na garganta.
Evolução dos estudos de neurociência
Desde o Egito antigo, são realizadas cirurgias cerebrais. Até o século passado, a trepanação, técnicas que se baseia em um furo de 2,5 cm em média no crânio, era comum para tratamentos dessa natureza.
No século IV A.C, motivado por os estudos sobre essa prática, Hipócrates, considerado o pai da medicina moderna, desenvolveu a primeira teoria a respeito do funcionamento do nosso cérebro e a função de cada uma das partes que o compõe.
No entanto, os estudos e entendimento da neurologia como uma campo disciplinar só aconteceu no século XIX, com seguidas descobertas a respeito das diversas partes do cérebro e a função de cada uma.
Os estudos sobre neurociência, por muitos anos, estiveram condicionados à dissecação de animais e estudos de patologias cerebrais em seres humanos. Porém, nos últimos anos, a possibilidade de reconhecer padrões cerebrais durante a ressonância magnética fez com que essa ciência desse um salto evolutivo e se colocasse como um dos campos mais proeminentes da ciência e que mais avançaram nos últimos anos.
Aplicação da Neurociência
O primeiro objetivo dessa pesquisa é fornecer informações que poderão ser usadas para diagnóstico e tratamento de patologias que alteram os padrões mentais. Porém, ao descobrir exatamente como a mente funciona, abre-se uma porta para o desenvolvimento de técnicas que tenham como objetivo alterar, positivamente, o comportamento humano.
Sendo assim, a neurociência, ou melhor, uma de suas aplicações, visa analisar e desenvolver as capacidades mentais, como memória, concentração, aprendizado e demais habilidades psicológicas do ser humano. O conhecimento derivado desse intenso trabalho já tem dado frutos, pois o conjunto de informações provenientes das pesquisas realizadas tem influenciado diretamente um outro campo de estudos: o coach.
Coaching e a Neurociência
Ao serem aplicadas em conjunto, essas duas metodologias têm a capacidade de contribuir substancialmente para o desenvolvimento de talentos, comportamentos e tantas outras habilidades humanas. Nessa parceria multidisciplinar, a neurociência é responsável por fornecer informações pontuais sobre o funcionamento do cérebro humano. Com isso, os Coaches conseguem criar mapas mentais mais assertivos e desenvolver práticas e técnicas com base nele.
Através dos conhecimentos sobre como as nossas emoções, percepções e a forma como aprendemos moldam o nosso comportamento, os Coaches desenvolvem técnicas que permitem a completa transformações de atitudes, mudanças de pensamentos e eliminação de todo e qualquer comportamento limitante e sabotador.
Formação Neurocoaching
No Brasil, o IBC Coaching é pioneiro nesse campo. A formação Neurocoaching, única do país, une os conhecimentos dos campos de Coach e Neuromarketing para retirar o melhor de cada um dos alunos. Essa modalidade promove o aprimoramento das habilidades mentais e desenvolvimento de capacidades neurológicas que serão essenciais para o sucesso tanto de sua vida profissional quanto pessoal.

 http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/como-funciona-cerebro-neurociencia-explica/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corridinha básica.