sexta-feira, 29 de julho de 2016

Programa Viva mais com Catarina, todos os dias no canal 5 da Net. Estréia dia 5 de agosto.





Todos sabem que o SAL refinado é um veneno para saúde, então siga a dica de Especiarias e Ervas!!!


Todos sabem que o SAL refinado é um veneno para saúde!
Doenças cardiovasculares estão cada vez mais frequentes na população mundial e o Sal contribui bastante para isso! Principalmente porque os produtos industrializados estão transbordando de sal para poder conservar, dar sabor, além de um monte de corantes e conservantes que são venenos! 
Enfim seguem dicas de especiarias e ervas para usar e abusar na hora de fazer a comida! Além de ficar muito mais gostoso ficará muito mais saudável!!!
#ficaadica#catarinaquirinostocco#nutricionista#saude#ervasespeciariasmedicinais
Catarina Quirino Stocco – Nutricionista

41-3285-3449 / 3285-5799

Nega Maluca Sem Glúten



Nega Maluca Sem Glúten 
Ingredientes para a massa 
1 ovo
1 xícara de açúcar mascavo
½ xícara de óleo de oliva
2 colheres de sopa de cacau em pó
½ xícara de água fervente
1 colher (sopa) fermento em pó
1 xícara de farinha de arroz
1 xícara de amido de milho. 
Ingredientes para a cobertura 
2 colheres (sopa) de cacau
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
5 colheres (sopa) de água.

Modo de preparo: 
Escalde a farinha com a água e o óleo quente. Deixe esfriar e depois junte os demais ingredientes na batedeira. Leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Para a cobertura, basta levar todos os ingredientes ao fogo até engrossar.
Uma dica é perfurar o bolo assado com palito de dente, para que a calda escorra para dentro. Se preferir, também pode cortar a massa em camadas e usar a cobertura como recheio.

Catarina Quirino Stocco – Nutricionista
41-3285-3449 / 3285-5799


Bom dia e Feliz sexta-feira!!!



Bom dia e Feliz sexta-feira!!!
Catarina Quirino Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799

quinta-feira, 28 de julho de 2016

‎Reflexão do dia!!! Eu Incentivo, não importa como, mas MEXA-SE!!!


Nosso corpo é uma máquina que precisa ser trabalhada e cuidada para que esteja sempre em funcionamento.
O Eu Incentivo tem o objetivo de te ajudar a pensar desta forma, te motivar nem que seja levantar do sofá e sentar novamente, pronto já começou a se mexer . Mas que faça qualquer atividade física, que sinta seu corpo se mexer. Assim estará bem em corpo e mente.
Penso que buscar melhor qualidade de vida e bem estar deve ser um constante crescimento.
É fundamental que se tem interesse em atingir um objetivo pessoal, ex: emagrecimento. É de extrema importância que procure um profissional formado com conhecimento do assunto para que seu objetivo seja alcançado. 
Mas acima de tudo mexa-se!!!!
Seja feliz!!!!
Sem mimimi mas hahaha!!!!
Catarina Quirino Stocco – Nutricionista

41-3285-3449 / 3285-5799

Vamos começar o dia com uma receita deliciosa de brigadeiro de whey!!!


Vamos começar o dia com uma receita deliciosa de brigadeiro de whey!
Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de água fervida
1/2 xícara (chá) de leite EM PÓ desnatado
Adoçante a Gosto
2 doses de Whey Protein ULTRA DILUTION chocolate
2 colheres (sopa) cacau em pó solúvel
1 colher (sopa) de manteiga GHEE para untar a panela somente
Modo de preparo:

Derreta a manteiga na panela. Dilua o leité em pó e o Whey no leite desnatado e acrescente aos poucos na panela, mantendo o fogo baixo. Em seguida, adicione o chocolate em pó e o adoçante. Mexa devagar, até a massa engrossar e desgrudar da panela. Desligue o fogo. Depois que a massa esfriar, faça pequenas bolinhas e passe-as no cacau em pó ( pode usar também coco ralado, castanhas de caju e nozes.
Catarina Quirino Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799

Bom dia!!!


Bom dia!!!
Catarina Quirino Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Já que.... ferrei tudo, agora desencana!!!



Já que.... ferrei tudo, agora desencana
- Já que eu comi chocolate, vou comer tudo que eu tenho vontade, amanhã eu compenso
- Já que eu faltei na academia hoje, não vou essa semana, segunda que vêm eu pego firme!!
- Já que não almocei direito, vou jantar hambúrguer. Amanhã é só salada.

Reeducação alimentar não é rápido, nem linear. Tem altos e baixos (como tudo na vida). As vezes você termina o dia orgulhoso de si mesmo por comer bem, fazer exercício e beber água.
Mas tem dia que a gente exagera. Tem dia que a gente  têm preguiça. Tá tudo bem!
Só não podemos entrar nesse efeito dominó do "já que". Uma coisa vai levando à outra e quando você vê teve uma semana inteira de exageros. Um mês inteiro sem exercício.
Não seja tão duro com si mesmo. Se hoje você exagerou, já volte para a alimentação normal na refeição seguinte. Sem tentar compensar, sem se culpar. O corpo aguenta alguns exageros de vez em quando.
Catarina Quirino Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799

Cuscuz de tapioca!!!


Cuscuz de tapioca

Ingredientes: 

Calda:
1 xícara(chá) de leite de soja em pó sem lactose
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
Cuscuz de Tapioca: 
½ xícara (chá) de leite de coco light
¼ de xícara (chá) de leite de soja em pó sem lactose
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de tapioca granulada
¼ de xícara (chá) de coco ralado
coco fresco para decorar.
Modo de preparo: 
Comece preparando a calda: coloque no liquidificador o leite de soja, o açúcar, ½ xícara (chá) de água fervente e bata por 1 minuto. Passe para uma molheira e leve à geladeira até a hora de servir.
Faça o cuscuz de tapioca: em uma panela, misture o leite de coco, o leite de soja, o açúcar e 1 xícara (chá) de água (200 ml). Leve ao fogo médio até levantar fervura, despeje sobre a tapioca granulada e deixe-a hidratando por 30 minutos.

Junte o  coco ralado, misture e coloque em uma assadeira pequena (18 x 28 cm), apertando bem com as costas de uma colher. Polvilhe com o  coco fresco, corte em quadrados e sirva com a calda gelada.

Catarina Quirino Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799

Bom dia!!!


Bom dia!!!
Catarina Quirino Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799

terça-feira, 26 de julho de 2016

A Importância do coco nas dietas de emagrecimento.


O coco e seus componentes como o óleo, são muito respeitados na Índia.

Na medicina Ayurvédica há documentos desde 1500 A.C. mostrando os benefícios do uso terapêutico do óleo de coco, tanto para problemas do corpo como obesidade, ação fungicida e estética, quanto para os problemas da mente e do espírito.
O coco é muito estudado por ser rico em proteínas, vitaminas, gorduras boas, carboidratos e sais minerais como o fósforo,potássio, cálcio, ferro, vitamina C, complexo B e ácidos graxos.
Diversos estudos mostram que o coco em várias de suas formas podeproduzir inúmeros benefícios para saúde e dentre eles podemos citar:

Digestão e absorção dos nutrientes, ações antioxidantes, efeito anti fungo e leveduras, propriedades termogenicas aumentando o metabolismo queimando mais calorias, doenças cardiovasculares, ação na estética, doenças intestinas, ação anti-inflamatória, cicatrização e reparo dos tecidos, regulador da insulina e hidratação da pele e cabelo.
O mecanismo como propriedade termogenica do óleo de coco ocorre por ser Fonte de TCM (triglicerídeos de cadeia media). É uma gordura que apresenta rápida absorção e solubilidade que após absorção intestinal são transportados direto para o fígado pelo sistema porta onde são beta-oxidados (queimados) aumentando a termogenêse pós prandial (após a alimentação).
O TCM também participa na regulação dos hormônios como acolecistoquinina, peptídeo YY, neurotensina e polipeptídio pancreático que são hormônios responsáveis pela indução da saciedade.
Alguns autores também propõem que o TCM  pode  modular ação da Grelina,  o  hormônio  que proporciona o aumento da saciedade.
Já a ação do coco como propriedades microbiológicas se deve ao coco ser rico em  ácido láurico que corresponde a 50% do TCM encontrado no coco.
O acido láurico no corpo se transforma em monolaurina, um monoglicerídeocom atividade antibacteriana, antiviral e imunomoduladora. A monolaurina é encontrado também no leite materno.
Além disso o coco apresenta acido e caprilico que  é um ácido gordo encontrado em elevado teor em óleos da palma e de coco com propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais, mantendo o equilíbrio normal entre as diversas bactérias existentes no cólon, sendo usado geralmente para o tratamento da candidíase , contra a helicobater pylori e protege de estomatites virais.
Na estética o coco é usado como sabonete, shampoo, cremes e produtos de cuidado corporal em geral. Promove melhora da elasticidade, hidratação da pele,confere a pele uma aparência mais jovem e sadia, atua na redução dos danos capilares, e é utilizado em massagens como anticéptico da pele pela ação da monolaurina.
Sua ação como  antioxidante ocorre devido ao coco  ser rico  em ácido fenólico conhecido também por ácido  gálico, que fazem parte da família de polifenois que agem como seqüestradores de radicais livres em excesso e são   responsáveis também  pelo aroma e  sabor do óleo de coco. Estes polifenois são encontrados também na casca e na polpa da uva.
Com certeza o coco em geral e o óleo de coco apresentam inúmeras funções benéficas para o nosso organismo.Podemos usar na dieta para preparação de shake, refogados no pão, substituição das gorduras dos bolos,biscoitos, tortas, ou seja, nas preparações gerais de alimentos, assim como  substituir o lanchinho  da tarde por uma fatia de coco fresco.

Recomendação nutricional: Em média 1 a 2 colheres de sobremesa dia.

Catarina Quirino Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799

A dieta para ganhar massa muscular!!!


A dieta para ganhar massa muscular!!!

É uma combinação de vários fatores. Pois, não adianta passar horas na academia se a alimentação não for regular e balanceada. Para construir músculos e perder gordura, você precisa de uma variedade de proteínas, legumes, frutas, carboidratos e gorduras saudáveis. Comer proteína ajuda a construir e manter o músculo.
Uma Dieta para ganhar massa muscular é simplesmente uma questão de comer. Você deve comer mais calorias do que seu corpo queima. Agora, quando eu digo comer, eu não quero dizer qualquer coisa. Pois, todas as calorias não são iguais.
Catarina Quirino Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799

Confira abaixo os benefícios da beterraba e bora inserir esse vegetal na nossa alimentação!!


O post de hoje é sobre um alimento muito consumido aqui no Brasil e muito saboroso também: a beterraba! Você já conhece os benefícios da beterraba? Sabia que ela pode ajudar no desempenho esportivo? Pois é, e tem mais! A beterraba é um alimento bastante versátil, dá até para fazer suco de beterraba e suco rosa com beterraba! Fica uma delííícia!



Frango combina com praticidade. Ainda mais se for usado em receitas fáceis de petiscos, práticos para comer e que pouco pesam na balança!!!Trouxinhas recheadas com frango



Frango combina com praticidade. Ainda mais se for usado em receitas fáceis de petiscos, práticos para comer e que pouco pesam na balança!!!

Trouxinhas recheadas com frango

Ingredientes:
Para a massa vermelha
·         ½ beterraba cozida
·         10 cebolinhas verdes para amarrar as trouxas
·         ¾ de xícara de farinha de trigo
·         1 ovo
·         Sal a gosto
·         1 xícara de leite desnatado
Para o recheio
·         1 cebola picada
·         1 dente de alho picado
·         2 colheres (sopa) de óleo de oliva
·         1 peito de frango picado em cubinhos
·         Sal a gosto  
·         1 colher (sopa) de curry
·         1/3 de xícara de uva passa picada
Modo de Preparo
Prepare a massa
1.       Bata no liquidificador todos os ingredientes.
2.       Aqueça a frigideira, despeje nela uma colher e meia (sopa)  da massa e deixe fritar até que se solte da panela.
3.       Vire e deixe dourar do outro lado.
4.       Reserve.
5.       A massa pode ser também amarela e verde, se a beterraba for substituída por meia cenoura grande cozida ou uma xícara de espinafre cozido.
Prepare o recheio
1.       Refogue a cebola e o alho no óleo.
2.       Junte o peito de frango, a uva passa e sal.
3.       Cozinhe até o frango ficar macio.
4.       Acrescente o requeijão e o curry e mexa bem.
5.       Deixe esfriar.
6.       Ferva um pouco de água.
7.       Ponha a cebolinha dentro e escorra em seguida.
8.       Recheie as panquecas com frango e amarre-as com a cebolinha.

Catarina Quirino Stocco – Nutricionista

41-3285-3449 / 3285-5799

Bom dia!!!


Bom dia!!!!
Catarina Quirino Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799

segunda-feira, 25 de julho de 2016

OS 5 SEGREDOS MAIS PERIGOSOS SOBRE SUA SAÚDE… …QUE NENHUM MÉDICO IRÁ LHE CONTAR

Caro leitor,
Acredito que você esteja preocupado com o Zika vírus.
Ou então com a gripe H1N1.
Se você usasse somente os jornais para se informar, teria certeza que só existem esses dois problemas de saúde acontecendo hoje.
Sim, eles são extremamente importantes, mas há um problema muito pior acontecendo com sua saúde.
E você nem imagina o que é.
Ainda pior, você não ouvirá sobre isso no consultório do seu médico.
Existem alguns segredos sobre sua saúde que nenhum clínico irá lhe contar.
Não quero desapontá-lo jogando pimenta na sua vitamina, mas estou aqui para lhe mostrar quais são.
Existem formas de não sucumbir a esse tipo de perigo.
Veja abaixo os 5 segredos, para que você nunca mais seja prejudicado por eles.
Reforço: seu médico NUNCA irá tocar no assunto com você. E você vai entender o motivo agora mesmo…
1) A maioria dos profissionais de saúde sai da faculdade altamente despreparada
Desde 2005, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), decidiu aplicar uma prova que mensura o aprendizado dos futuros médicos, e sua capacidade de fazer atendimentos básicos na população.
A prova começou sendo voluntária, e ano a ano repete índices arrepiantes sobre como esses profissionais chegam à linha de frente dos hospitais, prontos-socorros e consultórios clínicos.
Os últimos dados divulgados, referentes à prova de 2014 mostram que, dos recém-formados em medicina que fizeram o exame, 55% do total foram reprovados.
Ou seja, mais da metade não tinha capacidade de fazer um atendimento básico.
Responda: você já se sentiu desconfiado durante um atendimento, ou ficou com receio de comprar um medicamento receitado após a consulta?
Uma das questões consideradas fáceis, que rendeu reprovação, era referente ao atendimento de uma mulher diabética e com dor no peito.
A maioria dos médicos não soube como atendê-la.
Pense uma situação em que uma pessoa está sofrendo um infarto. Mesmo que chegue rapidamente ao pronto-socorro, e esteja em condições de reverter o quadro, ao deparar-se com um médico que não sabe o básico num atendimento emergencial isso pode lhe custar a vida.
Algo que poderia ser revertido.
Talvez você já tenha percebido isso sozinho, quando foi a uma consulta com determinada queixa.
Essa formação, além de deficiente, também é contaminada. Isso porque a indústria farmacêutica já começa a aliciar os alunos de medicina na graduação.
Alguns tornam-se incapazes de fazer um diagnóstico preciso, e se limitam a prescrever um medicamento que valha para uma série de doenças.
Afinal, você confiaria sua vida a um médico que foi reprovado nesse exame?
Eu não. O pior é que os problemas não param por aí…
2) Grande parte dos médicos têm conflitos de interesse
Existe uma indústria, que está o tempo todo em contato com seus médicos, desde a graduação.
Estamos falando de empresas que têm as maiores margens de lucro do planeta.
Não são bancos.
Nem empresas de alimentos.
Se não estamos falando de dinheiro nem de comida, o que afinal essa indústria vende?
Isso mesmo: remédios.
Em 2014, as Big Pharma — nome dado aos grandes laboratórios farmacêuticos — faturaram no mundo todo 1 trilhão de dólares, segundo a consultoria IMS Health.
Pois é: 1.000.000.000.000 de dólares.
Trata-se de um valor que corresponde aproximadamente ao PIB da Espanha em 2013.
Veja bem, estamos falando aqui de empresas que lucram enquanto as pessoas estão doentes.
Curá-las significaria menos faturamento.
Mais gente doente significa mais lucro potencial e um maior mercado consumidor.
As empresas contra-argumentam que grande parte do seu lucro vai para pesquisa, e por isso suas margens são tão elevadas.
Essas pesquisas supostamente seriam feitas para descobrir novos medicamentos, testarem essas descobertas e colocarem os remédios novos nas prateleiras.
Mas não é bem assim que as coisas funcionam.
Veja como elas ganham dinheiro.
Aí estão as 10 maiores empresas que vendem fármacos no mundo.
 Fonte: IMS Health
Fonte: IMS Health
As bolinhas azuis representam, em bilhões de dólares, os gastos do setor com pesquisa e desenvolvimento de remédios – argumento que a indústria farmacêutica usa insistentemente para justificar os lucros.
Agora olhe as bolinhas vermelhas. Na imensa maioria delas, as bolinhas representam gastos bem maiores, e muitas vezes são quase o dobro do visto nas azuis.
O objeto desses gastos certamente não irá surpreender você: vendas e marketing.
E o que compreendem estes gastos, além de propagandas na tv e em outros meios de comunicação?
Boa parte dessa verba vai para patrocínio de congressos médicos, palestras com especialistas, e para o material distribuído por representantes de laboratório.
Afinal, os médicos são arquitetos da decisão. Eles tem o poder de influenciar a decisão de consumo das pessoas.
E como recomendam medicamentos, são agentes fundamentais no processo de compra desses produtos.
Naturalmente, eles podem ser movidos por argumentos estritamente técnicos na hora da prescrição.
Ou não
Você já viu, ou passou pela experiência de estar aguardando sua vez no consultório do médico, quando uma pessoa chega com uma mala grande, cumprimenta a secretária e fura a fila do atendimento?
São os visitadores farmacêuticos que tentam convencer os médicos a prescreverem seus produtos.
No final da consulta você pode ter ainda saído com uma amostra grátis.
Uma pesquisa feita pelo Cremesp em 2010, mostrou que 1 a cada 10 médicos entrevistados havia viajado para congressos, com as despesas totalmente pagas pela indústria farmacêutica.
Isso sem contar os brindes distribuídos nesses mesmos congressos, que vão de canetas, tablets a viagens internacionais.
Todos os dias, médicos do mundo inteiro são assediados pela indústria farmacêutica com estratégias como essa.
E como não existe uma lei que os obrigue a declarar o que ganharam de brinde e pagamentos da indústria, não sabemos quais são as reais intenções na hora de prescrever.
Afinal, qual será a motivação por trás de cada receita médica que você já recebeu na vida?
A cura da sua doença ou uma viagem para o Caribe?
Há médicos mal-preparados, com conflito de interesse e…
3) Alguns remédios não funcionam
Se prestar atenção na bula dos remédios que você toma, a grande maioria contém a frase: “mecanismo de ação não é plenamente conhecido”.
O que isso significa?
Simplesmente não existem provas de que os efeitos — tanto os desejados quanto os colaterais — são eficazes e seguros.
Você já deve ter tomado um medicamento para dor, como o paracetamol, ou então um relaxante muscular, ou até mesmo um antidepressivo.
Todos esses medicamentos têm algo em comum: seus fabricantes, a rigor, não sabem como eles funcionam exatamente.
Acha que eu estou exagerando?
jolivi-remedios
Um estudo da Harvard Medical School, de 2014, avaliou uma série de antidepressivos, e chegou à conclusão de que a maioria deles não tinha nenhuma diferença em relação ao placebo.
Sabe aqueles comprimidos de farinha? Sim, a mesma coisa.
Os medicamentos deveriam aumentar o nível de serotonina e dopamina — substâncias ligadas a sensação de felicidade no cérebro. Mas algumas drogas não tiveram efeito.
A conclusão da pesquisa é estarrecedora: ao invés de curar a depressão, os antidepressivos mais populares podem induzir o cérebro a uma vulnerabilidade biológica, que leva as pessoas a ficarem ainda mais depressivas no futuro.
E aí é que entra outra questão.
A maioria dos remédios não foi feita para curar certos tipos de doenças.
Eles atenuam os sintomas, mas não resolvem o problema efetivamente.
Existe uma grande gama de doenças em que médicos sugerem o consumo contínuo de remédios, como diabetes e colesterol. Só para tapar o sol com a peneira.
Afinal, qual o sentido de existir um medicamento de uso vitalício? Deveria ser claro que se ele não resolve o problema, não pode ser tratado como uma solução única e definitiva.
É dada uma sentença em vida. Você terá de tomar a medicação pelo resto dos seus dias, sem com isso eliminar a causa desta doença.
Uma fonte ininterrupta de renda, que alimenta todos os anos os trilhões de faturamento. A quem isso faz bem?
Acredito que não a você.
Até porque…
4) Você pode estar viciado em medicamentos e não sabe
Não são apenas os medicamentos antidepressivos, ou aqueles usados para emagrecer que causam dependência.
Toda e qualquer droga tida como terapêutica pode resultar em um comportamento viciado, incluindo aí antiácidos, pílulas para dor de cabeça, simples analgésicos e até descongestionantes nasais.
Segundo o toxicologista e assessor da Organização Mundial de Saúde, Anthony Wong, a oxicodona – remédio utilizado para a dor – é a droga que mais mata nos Estados Unidos, e foi liberada recentemente no Brasil.
Na avaliação do especialista, os medicamentos só deveriam ser usados quando se tem certeza absoluta de que eles não vão fazer “mais mal” do que bem.
A Fundação Oswaldo Cruz revelou, que nos últimos 10 anos, os estados brasileiros acumularam 327 mil notificações de pessoas intoxicadas pelo uso de medicamentos.
Esse tipo de envenenamento supera a intoxicação por agrotóxicos, produtos de limpeza e picadas de animais peçonhentos.
Isso, porque a maior parte dos testes em laboratórios não avalia o perigo do uso combinado das medicações, como se não existissem pessoas que, por exemplo, usam drogas para o colesterol e antidepressivos ao mesmo tempo.
Hábitos como esses podem ser muito perigosos pois…
5) Doenças de hábito são as que mais matam
As informações do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), banco de dados do Ministério da Saúde, mostram que as doenças que mais matam no Brasil podem ser chamadas de “doenças de hábitos”.
Isso significa que os problemas de saúde são muito mais resultantes de nossas escolhas alimentares, de nossa insistência em não fazer atividades físicas, de problemas nutricionais, do não gerenciamento do bem psíquico, do que da carga genética herdada por nossos antepassados.
Veja esse quadro abaixo.
Fonte: Levantamento da Jolivi no SIM, ano 2014
Fonte: Levantamento Jolivi no SIM, 2014

http://sl.jolivi.com.br/sn01-segredos-texto/?utm_source=&utm_medium=&utm_campaign=&xpromo=XJ-ME-BJ-SN01-TG1-0-AR&xcode=XJSNWJ01&email=

A hidratação no inverno é muito importante!!!


A hidratação no inverno é muito importante
Durante o inverno, o tempo frio e seco faz com que o corpo fique consideravelmente desidratado. No entanto, ao contrário do que ocorre no verão, muitas vezes acabamos esquecendo de tomar água, visto que não há a necessidade de se refrescar.
Neste hábito reside um grande perigo, pois, muitas pessoas passam o dia sem ingerir a quantidade adequada de líquido. Além de ficarem inchadas, estas pessoas podem desenvolver sérios problemas de pressão arterial, assim como ficar com a pele e o cabelo ressecados e com uma aparência desgastada.
Para determinar a quantidade ideal de água a ser consumida diariamente basta multiplicar o peso do corpo em kg por 0,03. No entanto, algumas pessoas podem perder mais água ao longo do dia, especialmente esportistas, por isso, o consumo ideal pode variar bastante de pessoa para pessoa.
Beber ao menos 2 litros de água todos os dias é fundamental. Fazer o cálculo da necessidade diária com base no peso, conforme mencionamos acima, é uma boa ideia para manter-se hidratado e protegido.
Nem sempre o corpo pede por água quando precisa, ou seja, não devemos tomar água somente quando estamos com sede. É preciso ingerir um pouco de líquido de tempo em tempo. Procure beber pelo menos 1 copo de água por hora. Pessoas com doenças crônicas como a diabetes e insuficiência renal necessitam beber ainda mais água, assim como atletas, idosos e crianças.
A água continua sendo o melhor líquido para hidratar o corpo, mas ela deve ser filtrada ou mineral. Contudo, chás, sopas e outros alimentos quentes também podem ser considerados boas escolhas no inverno.
Sopas feitas com verduras, legumes e cereais integrais, além de hidratar, contribuem para a ingestão de vitaminas, minerais, fibras e uma variedade de outros componentes.
#nutricao#hidratacao#agua#inverno
Catarina Stocco – Nutricionista

41-3285-3449 / 3285-5799

Corridinha básica.