terça-feira, 26 de julho de 2016

A Importância do coco nas dietas de emagrecimento.


O coco e seus componentes como o óleo, são muito respeitados na Índia.

Na medicina Ayurvédica há documentos desde 1500 A.C. mostrando os benefícios do uso terapêutico do óleo de coco, tanto para problemas do corpo como obesidade, ação fungicida e estética, quanto para os problemas da mente e do espírito.
O coco é muito estudado por ser rico em proteínas, vitaminas, gorduras boas, carboidratos e sais minerais como o fósforo,potássio, cálcio, ferro, vitamina C, complexo B e ácidos graxos.
Diversos estudos mostram que o coco em várias de suas formas podeproduzir inúmeros benefícios para saúde e dentre eles podemos citar:

Digestão e absorção dos nutrientes, ações antioxidantes, efeito anti fungo e leveduras, propriedades termogenicas aumentando o metabolismo queimando mais calorias, doenças cardiovasculares, ação na estética, doenças intestinas, ação anti-inflamatória, cicatrização e reparo dos tecidos, regulador da insulina e hidratação da pele e cabelo.
O mecanismo como propriedade termogenica do óleo de coco ocorre por ser Fonte de TCM (triglicerídeos de cadeia media). É uma gordura que apresenta rápida absorção e solubilidade que após absorção intestinal são transportados direto para o fígado pelo sistema porta onde são beta-oxidados (queimados) aumentando a termogenêse pós prandial (após a alimentação).
O TCM também participa na regulação dos hormônios como acolecistoquinina, peptídeo YY, neurotensina e polipeptídio pancreático que são hormônios responsáveis pela indução da saciedade.
Alguns autores também propõem que o TCM  pode  modular ação da Grelina,  o  hormônio  que proporciona o aumento da saciedade.
Já a ação do coco como propriedades microbiológicas se deve ao coco ser rico em  ácido láurico que corresponde a 50% do TCM encontrado no coco.
O acido láurico no corpo se transforma em monolaurina, um monoglicerídeocom atividade antibacteriana, antiviral e imunomoduladora. A monolaurina é encontrado também no leite materno.
Além disso o coco apresenta acido e caprilico que  é um ácido gordo encontrado em elevado teor em óleos da palma e de coco com propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais, mantendo o equilíbrio normal entre as diversas bactérias existentes no cólon, sendo usado geralmente para o tratamento da candidíase , contra a helicobater pylori e protege de estomatites virais.
Na estética o coco é usado como sabonete, shampoo, cremes e produtos de cuidado corporal em geral. Promove melhora da elasticidade, hidratação da pele,confere a pele uma aparência mais jovem e sadia, atua na redução dos danos capilares, e é utilizado em massagens como anticéptico da pele pela ação da monolaurina.
Sua ação como  antioxidante ocorre devido ao coco  ser rico  em ácido fenólico conhecido também por ácido  gálico, que fazem parte da família de polifenois que agem como seqüestradores de radicais livres em excesso e são   responsáveis também  pelo aroma e  sabor do óleo de coco. Estes polifenois são encontrados também na casca e na polpa da uva.
Com certeza o coco em geral e o óleo de coco apresentam inúmeras funções benéficas para o nosso organismo.Podemos usar na dieta para preparação de shake, refogados no pão, substituição das gorduras dos bolos,biscoitos, tortas, ou seja, nas preparações gerais de alimentos, assim como  substituir o lanchinho  da tarde por uma fatia de coco fresco.

Recomendação nutricional: Em média 1 a 2 colheres de sobremesa dia.

Catarina Quirino Stocco - Nutricionista
catarina@nutrifuncional.com.br
41-3285-3449 / 3285-5799

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corridinha básica.